Ciclismo de pista
Os ciclistas competem em uma pista oval de madeira, com 250m de extensão em busca do melhor tempo.
A Bicicleta
As bicicletas não possuem freio, pois o mesmo pode atrapalhar na velocidade.
Ela possui uma ótima aerodinâmica. Dá para observar isso olhando as rodas, por exemplo, que já são bem diferentes uma bicicleta de speed ou mountain bike.
O peão da roda é fixo, o que permite que a ela continue girando durante um bom tempo depois de parar de pedalar. Os pneus são colados na roda por conta da pressão, que comanda muito rápido.
Características gerais
As disputas são realizadas em um velódromo com 250m de pista. E são divididas em cinco modalidades de provas: Sprint, Perseguição Individual, Perseguição por Equipe, Keirin e Omnium
Essa vertente do ciclismo está presente nas olimpíadas. Possui dez tipos de disputas diferentes, com variados tamanhos de pista e número de ciclistas:
200 metros – 20 ciclistas;
250 metros – 24 ciclistas;
333 metros – 36 ciclistas.
História
O ciclismo de pista esteve presente nas olimpíadas desde sua primeira edição em 1896, exceto para as mulheres, que só tiveram acesso a pista em 1988.
No Brasil, o velódromo foi inaugurado em 1895, e a primeira competição oficial brasileira contou com 30 atletas. Entretanto, atualmente não é uma modalidade tão popular no país.
Modalidades de provas
Sprint
No Sprint, os ciclistas precisam aplicar toda a força para ultrapassarem os oponentes. É uma prova que exige muito esforço, e trata-se da prova mais rápida que acontece no velódromo.
Dois ciclistas percorrem três voltas eliminatórias, porém apenas a última é cronometrada. Por esse motivo, as duas primeiras são geralmente lentas, dessa forma economizam mais energia. Nesse tempo, eles estudam uns aos outros e analisam a melhor forma de prosseguir.
Quando entram na última, eles aplicam toda a energia, a velocidade pode chegar a até 70km/h. Vence quem cruzar a linha de chegada primeiro.
Perseguição Individual e por Equipe
A perseguição individual e por equipe são praticadas durante a execução dessa prova.
Perseguição individual: Em posições opostas do velódromo, um ciclista um de cada equipe são colocados para largar. O intuito é alcançar quem está na frente, frente. O primeiro a ultrapassar o adversário ganha a prova. Caso contrário, o vencedor será quem realizar o percurso da prova em menos tempo.
A distância para homens é de 4 km, que totaliza cerca de 16 voltas, já para mulheres, mulheres é de cerca 3km que totaliza cerca de 12 voltas.
Perseguição por Equipe: Segue a mesma premissa da individual. A diferença, é que serão quatro ciclistas de cada equipe posicionados em lados opostos do velódromo, e o grupo mais rápido vence.
Assim como no individual, eles precisam tentar alcançar a equipe adversária. Onde os atletas da equipe revezam seus posicionamentos com muita técnica e precisão.
Mudanças de posições são realizadas para revezar o esforço diante a resistência do ar, assim os atletas economizam mais energia. Essa ação, melhora e potencializa a performance de todos. Após terminar a primeira volta, o ciclista que está puxando, se posiciona em último da fila e dá lugar ao segundo, que passa a comandar o ritmo. Esse movimento acontece repetidamente até o final da prova.
Keirin
O kerin é considerada a prova mais perigosa do velódromo, pois piores acidentes da competição acontecem nele.
Nessa prova, uma bicicleta elétrica pode ser usada para puxar o pelotão, onde 6 ciclistas de cada equipe pedalam posterior a ela. A velocidade dos atletas é controlada pelo piloto, sendo que homens chegam a 30km/h e mulheres a 25km/h.
Ao completarem 4 voltas e meia, a disputa fica mais forte. Os competidores podem alcançar uma velocidade que varia entre 45km/h até 50km/h nos últimos 600 metros. O vencedor é quem chegar primeiro.
Omnium
A Omnium se trata do maior desafio individual para os ciclistas de velódromo. É dividido em 6 etapas, que são disputas durante 2 dias. De acordo com a participação, os atletas ganham pontos em cada etapa. Vence quem acumular mais pontos.
Flying Lap: Cada ciclista completa 1 volta de 250m sozinho, com tempo cronometrado. Quem realizar o percurso em menos tempo ganha.
Corrida de pontos: Os pontos acontecem a cada 10 voltas, e são bem disputados nos sprints. O ciclista ganha pontos se conseguir dar a volta no pelotão, sendo que são 30km para homens e 20km para mulheres.
Eliminação: Como próprio nome sugere, é uma etapa eliminatória. Quem for o último a passar pela linha de chegada a cada duas voltas sairá da competição. E quem ficar até o final ganha.
Perseguição individual: Dois ciclistas disputam quem é mais rápido largando de lados opostos do velódromo. O percurso possui 16 voltas/4km no masculino e 12 voltas/3km no feminino.
Scratch: O pelotão larga junto e o vencedor é quem chegar primeiro. São 16km para homens e 10km para mulheres.
O tempo é cronometrado, e o atleta que fizer o melhor tempo ganha. O percurso é de para homens e 500m para mulheres.
A Bicicleta
As bicicletas não possuem freio, pois o mesmo pode atrapalhar na velocidade.
Ela possui uma ótima aerodinâmica. Dá para observar isso olhando as rodas, por exemplo, que já são bem diferentes uma bicicleta de speed ou mountain bike.
O peão da roda é fixo, o que permite que a ela continue girando durante um bom tempo depois de parar de pedalar. Os pneus são colados na roda por conta da pressão, que comanda muito rápido.
Características gerais
As disputas são realizadas em um velódromo com 250m de pista. E são divididas em cinco modalidades de provas: Sprint, Perseguição Individual, Perseguição por Equipe, Keirin e Omnium
Essa vertente do ciclismo está presente nas olimpíadas. Possui dez tipos de disputas diferentes, com variados tamanhos de pista e número de ciclistas:
200 metros – 20 ciclistas;
250 metros – 24 ciclistas;
333 metros – 36 ciclistas.
História
O ciclismo de pista esteve presente nas olimpíadas desde sua primeira edição em 1896, exceto para as mulheres, que só tiveram acesso a pista em 1988.
No Brasil, o velódromo foi inaugurado em 1895, e a primeira competição oficial brasileira contou com 30 atletas. Entretanto, atualmente não é uma modalidade tão popular no país.
Modalidades de provas
Sprint
No Sprint, os ciclistas precisam aplicar toda a força para ultrapassarem os oponentes. É uma prova que exige muito esforço, e trata-se da prova mais rápida que acontece no velódromo.
Dois ciclistas percorrem três voltas eliminatórias, porém apenas a última é cronometrada. Por esse motivo, as duas primeiras são geralmente lentas, dessa forma economizam mais energia. Nesse tempo, eles estudam uns aos outros e analisam a melhor forma de prosseguir.
Quando entram na última, eles aplicam toda a energia, a velocidade pode chegar a até 70km/h. Vence quem cruzar a linha de chegada primeiro.
Perseguição Individual e por Equipe
A perseguição individual e por equipe são praticadas durante a execução dessa prova.
Perseguição individual: Em posições opostas do velódromo, um ciclista um de cada equipe são colocados para largar. O intuito é alcançar quem está na frente, frente. O primeiro a ultrapassar o adversário ganha a prova. Caso contrário, o vencedor será quem realizar o percurso da prova em menos tempo.
A distância para homens é de 4 km, que totaliza cerca de 16 voltas, já para mulheres, mulheres é de cerca 3km que totaliza cerca de 12 voltas.
Perseguição por Equipe: Segue a mesma premissa da individual. A diferença, é que serão quatro ciclistas de cada equipe posicionados em lados opostos do velódromo, e o grupo mais rápido vence.
Assim como no individual, eles precisam tentar alcançar a equipe adversária. Onde os atletas da equipe revezam seus posicionamentos com muita técnica e precisão.
Mudanças de posições são realizadas para revezar o esforço diante a resistência do ar, assim os atletas economizam mais energia. Essa ação, melhora e potencializa a performance de todos. Após terminar a primeira volta, o ciclista que está puxando, se posiciona em último da fila e dá lugar ao segundo, que passa a comandar o ritmo. Esse movimento acontece repetidamente até o final da prova.
Keirin
O kerin é considerada a prova mais perigosa do velódromo, pois piores acidentes da competição acontecem nele.
Nessa prova, uma bicicleta elétrica pode ser usada para puxar o pelotão, onde 6 ciclistas de cada equipe pedalam posterior a ela. A velocidade dos atletas é controlada pelo piloto, sendo que homens chegam a 30km/h e mulheres a 25km/h.
Ao completarem 4 voltas e meia, a disputa fica mais forte. Os competidores podem alcançar uma velocidade que varia entre 45km/h até 50km/h nos últimos 600 metros. O vencedor é quem chegar primeiro.
Omnium
A Omnium se trata do maior desafio individual para os ciclistas de velódromo. É dividido em 6 etapas, que são disputas durante 2 dias. De acordo com a participação, os atletas ganham pontos em cada etapa. Vence quem acumular mais pontos.
Flying Lap: Cada ciclista completa 1 volta de 250m sozinho, com tempo cronometrado. Quem realizar o percurso em menos tempo ganha.
Corrida de pontos: Os pontos acontecem a cada 10 voltas, e são bem disputados nos sprints. O ciclista ganha pontos se conseguir dar a volta no pelotão, sendo que são 30km para homens e 20km para mulheres.
Eliminação: Como próprio nome sugere, é uma etapa eliminatória. Quem for o último a passar pela linha de chegada a cada duas voltas sairá da competição. E quem ficar até o final ganha.
Perseguição individual: Dois ciclistas disputam quem é mais rápido largando de lados opostos do velódromo. O percurso possui 16 voltas/4km no masculino e 12 voltas/3km no feminino.
Scratch: O pelotão larga junto e o vencedor é quem chegar primeiro. São 16km para homens e 10km para mulheres.
O tempo é cronometrado, e o atleta que fizer o melhor tempo ganha. O percurso é de para homens e 500m para mulheres.