Como embalar a bike para viagem
Existem várias formas de empacotar uma bicicleta, mas cada um possui características próprias. O importante é, com o menor esforço, diminuir ao máximo o volume da bicicleta em um pacote homogêneo e sem partes pontiagudas.
Independentemente do tipo de transporte, sendo ônibus ou avião, a bike deve estar bem embalada e protegida, assegurando a integridade do equipamento de que transporta.
Mala bike
O ideal para esse transporte é a mala bike, que você pode está alugando em uma bike shop. São tradicionalmente feitas de lona ou cases plástico que protege a bike muito bem. Você pode também chegar no aeroporto mais cedo e embalar lá mesmo.
É Ideal para uma bike leve, de qualquer forma, alguns mala bike possuem rodas para ajudar no transporte.
Alguns modelos também acompanham uma base presa a um tripé para ajudar na desmontagem e montagem da bike, sem falar que ajudam a deixa-la bem fixa dentro do mala bike.
Comece tirando os pedais, pois com ele vai ser um pouco impossível de fechar a sua mala ou embalagem. Lembre-se que é preciso deixar a bicicleta mais compacta possível.
Retire a roda dianteira e prenda a bike na base. Abaixe o canote ao máximo, se preferir faça uma marcação para não desregular na montagem.
Encaixe protetores nas pastilhas de freio, se não tiver pode improvisar com um pedaço de papelão e colocar no disco.
Retire a roda traseira, e em seguida a gancheira. Deixe todas as peças separadas para não esquecer, caso contrário poderá se complicar muito na montagem.
Você pode colocar o câmbio de forma que o quadro possa protege-lo, assim, se o mala bike sofrer alguma pancada o câmbio estará protegido. A corrente também pode ser enrolada no quadro.
Solte o guidão e a mesa. Deixe todas as peças, como a suspensão e o calço, bem presas na bike para não causarem danos à bicicleta. Coloque o guidão no meio da suspensão, sendo que um fique amarrado no quadro e o outro toque no manete.
Nesse ponto a bicicleta já está praticamente desmontada, agora você pode começar a fazer o embalo. Você pode colocar espumas, isopor, papelão ou plástico bolha para proteger algumas regiões da bicicleta como quadro, manetes, guidão e câmbio. Prenda esses materiais com elásticos ou barbantes para não se soltarem.
Proteja bem o quadro, a coroa, e o pé de vela com as espumas, e o câmbio e guidão com plástico bolha. Agora, esvazie as rodas e coloque-as dentro dos bags, que são compartimentos da mala bike para as rodas.
Uma regra em todos os aeroportos, é que as rodas e precisam estar esvaziadas, mas você pode deixar um pouco de ar para ajudar quando for encher. Agora retire a base com a bicicleta presa do tripé e coloque dentro da mala bike. Coloque as rodas com as rodas uma em cada lado do quadro.
Montando uma embalagem
Por algum motivo você não pode usar uma mala bike. Nesse caso precisará montar uma embalagem com recursos encontrados na sua casa.
Você pode usar sacos plásticos, fita adesiva, papelão ou barbante para montar uma embalagem. Para o corpo da embalagem, você pode estar usando uma caixa que os fabricantes usam pra embalar as bikes. Se você não tiver, pode estar procurando uma em algumas lojas.
Caixa
Com a caixa em mãos, você precisa ver se sua bicicleta cabe nela desmontada. Para isso, você pode estar deitando-a sobre a caixa com as rodas e pedais retirados para avaliar o tamanho.
Em alguns modelos de quadro, o canote não abaixa todo. Pode haver parafusos na parte inferior usados para alocar garrafinha. Nesse caso você precisará tirá-lo mesmo.
A bike possui muito mais riscos viajando de avião do que do que viajando de ônibus. Pois no ônibus, as malas ficam lado a lado e ninguém vai colocar nada em cima da sua bicicleta.
Já no avião, o bagageiro de algumas aeronaves é bem baixo. As bagagens podem ser deitadas, e isso na organização pode ocorrer de deixarem sua mala embaixo e jogarem bagagem encima.
Para proteger bem a sua bike, você vai precisar usar Zip Types. As bicicletas geralmente vêm em uma posição que é bem comum na embalagem de fábrica, o recomendado é que você a coloque nessa mesma posição quando for embalar.
Proteja bem a área do quadro para que o disco ou a ponta do eixo não toque em nada e não estrague o tubo de cima.
Quem usa uma bike com eixo 9 ou 10, pode ficar uma ponta bem saliente. Nesse caso precisará retirar a blocagem para diminuir o espaço e fazer uma boa forração.
Use o Zip Type para prender o papelão no quadro. Evite deixar peças soltas dentro da caixa batendo, pois o corre risco de perder ou arranhar o quadro e alguns componentes.
Deixe os pedais no próprio pé de vela, só que instalados por dentro. Faça o mesmo com as blocagens.
Solte o avanço da espiga e prenda na lateral do quadro pelo guidão. Verifique se há a necessidade soltar as alavancas de mudança e as manetes, pois são bem frágeis e precisam ser bem protegidas.
Não esqueça de deixar o cano traseiro engatado na maior engrenagem, isso faz com que o cano fique bem para dentro e evita que ele se estrague se a caixa sofrer alguma pancada na lateral. Proteja as pastilhas, coloque um pedaço de papelão entre elas pastilhas, caso sua bike tenha freio a disco.
Pois, como você retirou a roda dianteira, se alguém acionar acidentalmente a manete, a pastilha colará, e isso te dará mais trabalho para recolocar na hora.
Para fechar a caixa, você pode estar furando a caixa em 3 pontos específicos, de forma que possa prender a abertura com Zip Type.
Você pode também está usando espumas feitas para revestir tubos de água quente ou isopor para substituir o papelão em alguns pontos. Basta você cortar na medida do quadro, por exemplo, e depois cortar uma abertura no meio para encaixar. Em seguida é só prender com Zip Type. É possível comprar esse material em lojas de materiais de construção.
Sacos Plásticos
Retire o selim, em seguida o bagageiro, guidão e a gancheira com passador e tudo. Não se preocupe, essa operação não vai afetar na regulagem do câmbio. Retire os pedais e coloque-os voltados para dentro.
Até aqui todo procedimento pode ser feito com a bicicleta no descanso.
Retire o descanso e coloque de forma invertida. Nesse momento você precisa estudar a melhor maneira de encaixar e prender as peças.
O selim pode ser colocado na parte traseira do quadro, e o bagageiro junto com a barra superior. O passador, com a corrente e o freio traseiro podem ser colocados presos na parte interna em que ficava roda.
Inverta posição da mesa e coloque o guidão do lado garfo. As rodas devem ficar uma de cada lado do quadro, com a roda livre para dentro.
É importante encaixar de tal forma que as rodas protejam a coroa. Deixe-as abertas e deslocadas para trás, servindo de sustentação para o pacote. Juntamente com a conta do garfo.
É obrigatório esvaziar os pneus para despachar em um avião, mas deixe um pouco de ar, pois facilitará quando for encher. Além disso, manterá as amarras tensionadas e irá amortecer alguns choques.
Amarre todas as peças com barbante, de forma que tudo fique bem preso sem folgas e em um conjunto rígido.
Não se iluda, por mais que você escreva frágil no pacote, as bagagens são tratadas iguais. O pacote pode ser feito de plástico ou papelão e a atada com fita adesiva e barbante.
Por último, faça uma alça com uma fita ou com barbante, prendendo em dois pontos do quadro para poder carregar. É importante carregar todos os equipamentos sozinho de uma vez só.
Se possível, guarde o que conseguir da embalagem para facilitar no processo de embalar para o retorno da viagem.
Prevendo problemas
Quando a roda está fora do quadro, a traseira pode fechar com o peso. A mesma coisa acontece com o gato ou a suspensão
Para solucionar isso, você pode estar cortando um pedaço de cabo de vassoura com pelo menos 2 centímetros, maior que o espaço das gancheiras, medindo pelo lado externo.
Faça cortes nessa peça na mesma largura da gancheira e encaixe para proteger. Você também pode estar usando um eixo normal, com porcas e arruelas para imobilizar essa parte.
Independentemente do tipo de transporte, sendo ônibus ou avião, a bike deve estar bem embalada e protegida, assegurando a integridade do equipamento de que transporta.
Mala bike
O ideal para esse transporte é a mala bike, que você pode está alugando em uma bike shop. São tradicionalmente feitas de lona ou cases plástico que protege a bike muito bem. Você pode também chegar no aeroporto mais cedo e embalar lá mesmo.
É Ideal para uma bike leve, de qualquer forma, alguns mala bike possuem rodas para ajudar no transporte.
Alguns modelos também acompanham uma base presa a um tripé para ajudar na desmontagem e montagem da bike, sem falar que ajudam a deixa-la bem fixa dentro do mala bike.
Comece tirando os pedais, pois com ele vai ser um pouco impossível de fechar a sua mala ou embalagem. Lembre-se que é preciso deixar a bicicleta mais compacta possível.
Retire a roda dianteira e prenda a bike na base. Abaixe o canote ao máximo, se preferir faça uma marcação para não desregular na montagem.
Encaixe protetores nas pastilhas de freio, se não tiver pode improvisar com um pedaço de papelão e colocar no disco.
Retire a roda traseira, e em seguida a gancheira. Deixe todas as peças separadas para não esquecer, caso contrário poderá se complicar muito na montagem.
Você pode colocar o câmbio de forma que o quadro possa protege-lo, assim, se o mala bike sofrer alguma pancada o câmbio estará protegido. A corrente também pode ser enrolada no quadro.
Solte o guidão e a mesa. Deixe todas as peças, como a suspensão e o calço, bem presas na bike para não causarem danos à bicicleta. Coloque o guidão no meio da suspensão, sendo que um fique amarrado no quadro e o outro toque no manete.
Nesse ponto a bicicleta já está praticamente desmontada, agora você pode começar a fazer o embalo. Você pode colocar espumas, isopor, papelão ou plástico bolha para proteger algumas regiões da bicicleta como quadro, manetes, guidão e câmbio. Prenda esses materiais com elásticos ou barbantes para não se soltarem.
Proteja bem o quadro, a coroa, e o pé de vela com as espumas, e o câmbio e guidão com plástico bolha. Agora, esvazie as rodas e coloque-as dentro dos bags, que são compartimentos da mala bike para as rodas.
Uma regra em todos os aeroportos, é que as rodas e precisam estar esvaziadas, mas você pode deixar um pouco de ar para ajudar quando for encher. Agora retire a base com a bicicleta presa do tripé e coloque dentro da mala bike. Coloque as rodas com as rodas uma em cada lado do quadro.
Montando uma embalagem
Por algum motivo você não pode usar uma mala bike. Nesse caso precisará montar uma embalagem com recursos encontrados na sua casa.
Você pode usar sacos plásticos, fita adesiva, papelão ou barbante para montar uma embalagem. Para o corpo da embalagem, você pode estar usando uma caixa que os fabricantes usam pra embalar as bikes. Se você não tiver, pode estar procurando uma em algumas lojas.
Caixa
Com a caixa em mãos, você precisa ver se sua bicicleta cabe nela desmontada. Para isso, você pode estar deitando-a sobre a caixa com as rodas e pedais retirados para avaliar o tamanho.
Em alguns modelos de quadro, o canote não abaixa todo. Pode haver parafusos na parte inferior usados para alocar garrafinha. Nesse caso você precisará tirá-lo mesmo.
A bike possui muito mais riscos viajando de avião do que do que viajando de ônibus. Pois no ônibus, as malas ficam lado a lado e ninguém vai colocar nada em cima da sua bicicleta.
Já no avião, o bagageiro de algumas aeronaves é bem baixo. As bagagens podem ser deitadas, e isso na organização pode ocorrer de deixarem sua mala embaixo e jogarem bagagem encima.
Para proteger bem a sua bike, você vai precisar usar Zip Types. As bicicletas geralmente vêm em uma posição que é bem comum na embalagem de fábrica, o recomendado é que você a coloque nessa mesma posição quando for embalar.
Proteja bem a área do quadro para que o disco ou a ponta do eixo não toque em nada e não estrague o tubo de cima.
Quem usa uma bike com eixo 9 ou 10, pode ficar uma ponta bem saliente. Nesse caso precisará retirar a blocagem para diminuir o espaço e fazer uma boa forração.
Use o Zip Type para prender o papelão no quadro. Evite deixar peças soltas dentro da caixa batendo, pois o corre risco de perder ou arranhar o quadro e alguns componentes.
Deixe os pedais no próprio pé de vela, só que instalados por dentro. Faça o mesmo com as blocagens.
Solte o avanço da espiga e prenda na lateral do quadro pelo guidão. Verifique se há a necessidade soltar as alavancas de mudança e as manetes, pois são bem frágeis e precisam ser bem protegidas.
Não esqueça de deixar o cano traseiro engatado na maior engrenagem, isso faz com que o cano fique bem para dentro e evita que ele se estrague se a caixa sofrer alguma pancada na lateral. Proteja as pastilhas, coloque um pedaço de papelão entre elas pastilhas, caso sua bike tenha freio a disco.
Pois, como você retirou a roda dianteira, se alguém acionar acidentalmente a manete, a pastilha colará, e isso te dará mais trabalho para recolocar na hora.
Para fechar a caixa, você pode estar furando a caixa em 3 pontos específicos, de forma que possa prender a abertura com Zip Type.
Você pode também está usando espumas feitas para revestir tubos de água quente ou isopor para substituir o papelão em alguns pontos. Basta você cortar na medida do quadro, por exemplo, e depois cortar uma abertura no meio para encaixar. Em seguida é só prender com Zip Type. É possível comprar esse material em lojas de materiais de construção.
Sacos Plásticos
Retire o selim, em seguida o bagageiro, guidão e a gancheira com passador e tudo. Não se preocupe, essa operação não vai afetar na regulagem do câmbio. Retire os pedais e coloque-os voltados para dentro.
Até aqui todo procedimento pode ser feito com a bicicleta no descanso.
Retire o descanso e coloque de forma invertida. Nesse momento você precisa estudar a melhor maneira de encaixar e prender as peças.
O selim pode ser colocado na parte traseira do quadro, e o bagageiro junto com a barra superior. O passador, com a corrente e o freio traseiro podem ser colocados presos na parte interna em que ficava roda.
Inverta posição da mesa e coloque o guidão do lado garfo. As rodas devem ficar uma de cada lado do quadro, com a roda livre para dentro.
É importante encaixar de tal forma que as rodas protejam a coroa. Deixe-as abertas e deslocadas para trás, servindo de sustentação para o pacote. Juntamente com a conta do garfo.
É obrigatório esvaziar os pneus para despachar em um avião, mas deixe um pouco de ar, pois facilitará quando for encher. Além disso, manterá as amarras tensionadas e irá amortecer alguns choques.
Amarre todas as peças com barbante, de forma que tudo fique bem preso sem folgas e em um conjunto rígido.
Não se iluda, por mais que você escreva frágil no pacote, as bagagens são tratadas iguais. O pacote pode ser feito de plástico ou papelão e a atada com fita adesiva e barbante.
Por último, faça uma alça com uma fita ou com barbante, prendendo em dois pontos do quadro para poder carregar. É importante carregar todos os equipamentos sozinho de uma vez só.
Se possível, guarde o que conseguir da embalagem para facilitar no processo de embalar para o retorno da viagem.
Prevendo problemas
Quando a roda está fora do quadro, a traseira pode fechar com o peso. A mesma coisa acontece com o gato ou a suspensão
Para solucionar isso, você pode estar cortando um pedaço de cabo de vassoura com pelo menos 2 centímetros, maior que o espaço das gancheiras, medindo pelo lado externo.
Faça cortes nessa peça na mesma largura da gancheira e encaixe para proteger. Você também pode estar usando um eixo normal, com porcas e arruelas para imobilizar essa parte.