Frete grátis para compras a partir de R$ 199,00

CONFIRA SUPER DICAS PARA MANUTENÇÃO DA SUA BIKE

Dependendo do uso da sua bicicleta, o ideal é fazer uma lavagem a cada 15 dias e uma manutenção geral todo mês. Em época de chuva, esse cronograma muda, pode ser necessário lavar e lubrificar a corrente da sua bike toda vez que chegar de um treino com chuva. Já a revisão geral passa a ser quinzenal, devido aos desgastes nos rolamentos.

Existem alguns cuidados que os ciclistas precisam ter com a corrente, os pedais, o guidom, os freios e os pneus. Com a corrente, cheque a sua vida útil semanalmente e observe se todos os elos estão intactos, pois uma corrente com algum elo quebrado pode arrebentar, trazendo vários ricos de acidentes.  Sempre a lubrifique para evitar que fique enferrujada. A corrente lubrificada e limpa tem uma vida útil maior.

Verifique, com regularidade, a pressão das molas dos pedais!

O pedal é um componente de segurança e deve sempre ser revisado. Se você usa sapatilha, deve verificar os “tacos”, pois tacos desgastados comprometem a eficiência da segurança dos pedais.

Mostre o guidom ao mecânico para identificar algum tipo de fadiga, principalmente os de carbono. Nunca use um guidom OEM (réplica). Muita atenção para esse item da sua bike, quando um guidom quebra, é muito difícil se manter em pé na bicicleta!

Confira a aparência geral dos seus pneus e sua calibragem. Observe se existem cortes ou outros tipos de avarias. Alguns pneus têm um sistema de avaliação de vida útil. Se os seus pneus estiverem “carecas”, troque rapidamente. Pneus novos são mais difíceis de furar e proporcionam mais aderência nas curvas. Não se com arrisque pneus gastos, tenha prudência e atenção. A calibragem dos pneus pode ser observada na lateral do pneu, eles indicam o mínimo e o máximo de libras que aguenta. Lembre-se, a calibragem irá depender do seu peso e do tipo de terreno que você vai andar. Nos terrenos acidentados, utilize menos libras. E nos terrenos mais lisos, utilize mais libras no pneu.

Mantenha a blocagem (peça que fixa a roda no quadro da bicicleta) sempre com pressão. Ela não deve ficar nem muito apertada, nem muito frouxa. Se a blocagem fica solta, há o risco da roda se soltar, cuidado! Os freios precisam proporcionar segurança nas frenagens. Não devem estar muito justos, muito soltos, nem pegando no aro.

Resolveu sair para pedalar? Já sabe, verifique se a corrente está lubrificada, a calibragem dos pneus e leve sempre uma bomba e câmara de ar reserva. Mantenha também um kit de ferramentas consigo e nunca se esqueça de levar seus documentos de identificação, com contatos para emergência. Evite treinar sozinho, caso aconteça algo, é mais fácil conseguir ajuda com um companheiro ao lado.

Compartilhe

NEWSLETTER

CADASTRE-SE

Receba nossas ofertas e fique por dentro das novidades