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Fundamentos do ciclismo

Porém a bicicleta não é usada somente como meio de transporte, existe um esporte que envolve a bicicleta, e este esporte é o ciclismo.

Existe quatro tipos de ciclismo: ciclismo de estrada, ciclismo de pista, ciclismo de montanha e o ciclismo duatlo/triatrlo.

Os tipos de provas variam de acordo com a modalidade da competição, onde temos, prova de estrada, prova contra o relógio, estas podem ser individuais ou em equipe, também temos uphill, downhill, freeride, enduro, marathon e cross-country.

Temos também velocidade individual ou por equipes, perseguição individual ou por equipe, pequena distância e longa distância.

Falando detalhadamente sobre os tipos de ciclismo, foi citado o ciclismo de estrada que consiste em provas longas ocorridas na estrada, como o próprio nome sugere.

A bicicleta deve ter 7kg de peso já que é feita de quadro de carbono, os guidões são baixos para ajudar ao atleta a ter uma menor resistência ao ar, o que obriga o atleta a ficar curvado.

As provas do ciclismo de estrada consistem em disputas individuais nas categorias: masculina e feminina e as provas são divididas de duas formas; corrida: vence quem chegar primeiro, com a distância de 241,5km no masculino e 141km no feminino; contrarrelógio: vence quem finalizar a prova no menor tempo já que para o masculino a distância é de 54,5km e no feminino 29,8km.

É importante lembrar que todo o percurso deve ter no mínimo 10km de dimensão. Há casos em que a disputa pode ser feita em circuito de 3km, já que a distância a se percorrer sofre variações devido o número de voltas que o ciclista precisa cumprir. De 3 a 5km, deve-se dar 3 voltas, de 5 a 8km deve-se dar 5 voltas e de 8 a 10km deve-se dar 8 voltas.

O ciclismo de pista consiste numa prova feita em um velódromo onde a velocidade é o fator principal para o atleta vencer nesta modalidade.

Dentro do ciclismo de pista temos algumas formas de realizar esta prova, que são:

Sprint, a prova mais rápida da modalidade, onde dois ciclistas dão três voltas na pista porém apenas a última é cronometrada e quem cruzar primeiro a linha de chegada vence;
Perseguição Individual, é quando dois ciclistas largam em posições opostas na pista, quem ultrapassar primeiro o outro, vence;
Perseguição por Equipes, é igual a prova de perseguição individual, mudando apenas o fato de ser disputada por quatro atletas de cada equipe;
Keirin, a prova que precisa de ajuda de uma moto e seis ciclistas pedalam atrás do veículo que serve para controlar a velocidade dos atletas, mantendo 30km/h para homens e 25km/h para mulheres;
E por último, a novidade, Omnium, que é dividida em seis provas de contrarrelógio, pontos, perseguição e corrida, fato curioso é que essa disputa dura seis dias. O vencedor de cada prova soma um ponto e no final da competição, quem tiver mais pontos ganha.

O ciclismo de montanha ou mountain bike consiste em realizar trajetos pelas trilhas de terra ou locais com pouca estabilidade para se passar com a bicicleta, é realmente um desafio a se cumprir.

As principais diferenças do ciclismo de montanha e do ciclismo de estrada é que no ciclismo de montanhas as bicicletas contam com pneus mais grossos e amortecedores traseiros e dianteiros afim de diminuir o impacto absorvido durante a trilha.

Juntando o peso das bicicletas que pesam entre 8kg e 9kg, o tempo de prova que é 1h30m a 1h45m que variam entre 4 e 6km e com a pista tendo que ter obrigatoriamente 85% de elevações e declives, esta modalidade faz com que o atleta tenha que mostrar seu máximo desempenho.

Você pode ler mais sobre modalidades do ciclismo clicando aqui.

Triatlo

Finalizando os tipos de ciclismo, temos o ciclismo duatlo/triatlo que consiste em provas divididas em etapas, onde na primeira etapa temos a corrida, segunda etapa entra o ciclismo e na última etapa volta para a corrida, tudo de acordo com a União Internacional de Triatlo.

O que difere o duatlo do triatlo é que no duatlo a última que é de corrida, no triatlo é natação.

No duatlo as distâncias são divididas em curta, média e longa, tendo na distância curta 5km de corrida, 20km ciclismo e 2,5km de corrida, na média a distância fica 10km de corrida, 40km de ciclismo e 5km de corrida e na longa são 10km de corrida, 150km de ciclismo e 30km de corrida.

A posição em que o atleta se encontra na bicicleta também é de suma importância para um melhor desempenho. O ajuste da posição básica é um fator prioritário para se iniciar a prática do ciclismo, depende do biotipo do atleta e da modalidade. A posição pode ser muito variável, não é a mesma coisa para todos os ciclistas, fazendo disto algo muito pessoal.

Dentro dos tipos de ciclismo temos as funções do ciclista em cada modalidade. As funções no ciclismo na estrada por exemplo, pode ser: passista, montanhista, gregário e sprinter.

E além das funções também há técnicas a serem seguidas, como por exemplo a formação para quebrar o vento, que se chama escalera ou achilon e a formação de troca simples ou composta que se chama respectivamente ron de vous e pace line.

Porém, nem todos são atletas ou praticam o ciclismo para irem para olimpíadas, existem pessoas que costumam passear pela cidade de bicicleta, ou ir ao mercado, ou até mesmo para se exercitar e aproveitar a paisagem da cidade.

Para estas pessoas, é indispensável ter alguns cuidados que é algo que também faz parte dos fundamentos do ciclismo, que são as normas de segurança, e essas normas precisam serem seguidas rigorosamente.

Além de manter-se sempre ao lado direito da via, o ciclista também deve pedalar sempre pelo acostamento da estrada, pedalar sempre no sentido da via e sinalizar a qualquer movimento e/ou objeto na via.

Conclusão

Seguindo esses fundamentos há chance de reduzir acidentes, como atropelamentos ou quedas. Não podemos esquecer dos equipamentos de segurança, eles são de suma importância para garantir uma experiência segura.

De uso obrigatório temos o capacete, outros itens que não são obrigatórios mas que fazem uma grande diferença são as luvas.

É necessário usar sempre roupas adequadas para tal esporte, óculos tanto para evitar a claridade como também para evitar que algo atinja os olhos e eventualmente o faça cair da bicicleta, sapatilha e rádio, para não perder a comunicação com a sua equipe de time ou equipe de amigos que estejam pela cidade de bicicleta com você.

Saber se sua bicicleta está apta para rodar também é um dos fundamentos do ciclismo, pois se a bicicleta estiver em más condições pode acarreta prejuízos financeiros como prejuízos físicos que estão ligados a quedas, ferimentos, raladuras, dentre outros.

É importante analisar os pneus, verificar se a câmara de ar tem remendos ou se está furada, verificar a qualidade da corrente, se não está enferrujada ou danificada, regular os freios e as marchas e se tudo isto estiver funcionando com perfeição, sua bicicleta está pronta para o passeio, agora é só aproveitar.

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